+55 12 3941-6484 contato@ildd.com.br Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 335 Sala 801, Jd Aquarius - S. José dos Campos/SP

ILDD amplia debates com transmissões ao vivo durante a pandemia

Em quatro lives, especialistas e autoridades analisaram temas importantes para o Brasil, envolvendo Direito, Liderança, Desenvolvimento, Infraestrutura e Inovação no Estado

O Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento – ILDD organizou uma série de eventos virtuais semanais durante o período de isolamento social, buscando contribuir com o debate e reflexões sobre o pós-Covid19. 

Fizemos isso motivados pelo nosso propósito de fomentar a discussão multidisciplinar em Direito de temas ligados a reformas estruturantes no país.

O Brasil e o mundo estão enfrentando um momento de muitas dúvidas e incertezas, contudo, não podemos perder de perspectiva a importância de uma série de outras pautas relevantes para o nosso desenvolvimento.

Se você não acompanhou ao vivo nossas transmissões, você agora pode revê-las, comemorando também o lançamento do nosso canal no YouTube.

Nossa primeira convidada foi a economista Ana Carla Abrão Costa, que participou de uma live com o professor Guilherme D. F. Dominguez para falar sobre Reforma Administrativa do Estado, tema que continua crucial, especialmente diante do cenário de contração fiscal que está se agravando, bem como da necessidade de aumento da produtividade no setor público e na economia brasileira de maneira geral. Conversamos também sobre carreira no serviço público e desafios de liderança feminina. Para assistir à live completa clique aqui.

Nosso segundo encontro teve como tema “O pós-Covid-19 no setor de Infraestrutura: quais devem ser as pautas prioritárias?”.  Neste webinar, nossos convidados foram Fernando Marcato (Professor de Direito da FGV/SP e atualmente secretário estadual de Infraestrutura de Minas Gerais) e Karla Bertolocco (especialista em Governo e Infraestrutura; ex-presidente da SABESP e ex-diretora do BNDES). Juntos, debatemos cinco pontos:

1) Existem três ordens de desafios para o setor de infraestrutura no pós-covid-19: (i) atrair investimentos em cenário de incerteza; (ii) estruturar bons projetos em um mundo novo; (iii) estabelecer as métricas corretas para reequilibrio econômico dos contratos atuais, em um cenário com múltiplos controladores;

2) Pautas prioritárias devem ser saneamento básico (com aprovação do novo marco legal), habitação (que gera empregos e tem impacto social imediato) e rodovias (pelo estágio avançado dos projetos já existentes para concessão);

3) Novos projetos do setor de infraestrutura devem aderir também à lógica e métricas de #impactosocial;

4) Inovações, tecnológicas e institucionais, devem ser inseridas nas discussões de novos projetos e de reequilíbrio dos contratos; 

5) Sobre liderança neste momento: líderes devem ouvir amplamente suas equipes técnicas e ser transparentes nos processo de decisão e comunicação (interna e externa). Para assistir ao webinar na íntegra clique aqui.

Nosso terceiro encontro foi uma live muito especial com o professor Carlos Ari Sundfeld (professor Titular da Escola de Direito da FGV/SP e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público) e o tema abordado foi “Controle judicial em tempos de pandemia: qual deve ser o papel do Judiciário no combate à Covid-19”.

O professor Carlos Ari Sundfeld foi um dos convidados especiais da série conduzida pelo professor Guilherme Dominguez. / Arquivo

O tema do controle judicial de políticas públicas é recorrente na pesquisa sobre correlações entre Direito e Desenvolvimento. Mas ele ganha novos contornos, nuances e maior complexidade quando ações estatais são construídas em bases quase diárias para se enfrentar uma pandemia, sem que haja, necessariamente, coordenação entre os Poderes da República e os entes federativos. Você pode rever essa conversa na íntegra, clicando aqui.

Por fim, nesta série de eventos virtuais realizados durante a pandemia pelo ILDD, tivemos o webinar “Inovação no Poder Judiciário e Ministério Público: compartilhando as experiências do iJusp Lab e Inova_MPRJ”, com o juiz federal Paulo Cezar Neves Junior (doutorando em Direito pela USP, co-fundador do iJuspLAB e atual Coordenador de Inovação Aberta da Justiça Federal de São Paulo) e o promotor de justiça Daniel Lima Ribeiro (doutor em Direito pela Duke University, pós-doutorando em Ciência de Dados na PUC-Rio, cofundador e atual diretor do núcleo de inovação do MP/RJ – Inova_MPRJ).

Eles compartilharam as suas experiências liderando importantes projetos no tema de inovação e tecnologia no serviço público dentro de suas organizações. Para assistir à esse webinar na íntegra, clique aqui.

Fique ligado em nossas redes sociais porque estamos divulgando pílulas em vídeos, com os melhores momentos de todas essas conversas. Você já segue o ILDD nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Acompanhe também o nosso trabalho por lá.

Facebook: https://www.facebook.com/ILDDBR/

Instagram: https://www.instagram.com/ILDDBR/

Twitter: https://twitter.com/ILDDBR

Linkedin: clique aqui

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com quem mais você acha que poderá fazer bom uso de todos esses aprendizados e informações. Dúvidas e informações, por favor, envie uma mensagem para contato@ildd.com.br

Leave a Reply